A importância de Vince Carter para o basquete canadense

O rei das enterradas anunciou a sua aposentadoria da NBA após ser o único jogador a jogar em quatro décadas diferentes.


Vince Carter, o rei das enterradas
Reprodução/Globo Esporte


O ala do Atlanta Hawks confirmou sua aposentadoria na quinta-feira (25), em podcast do site The Ringer. Ele já havia anunciado que a temporada atual seria sua última na liga, e agora com a temporada paralisada devido à pandemia de Covid-19 e o seu time fora da volta às quadras no dia 30 julho, não houve tempo para uma despedida mais formal. Seu último jogo foi na derrota contra o New York Knicks por 136 a 131, na ocasião ele jogou 12 minutos e marcou cinco pontos e uma assistência.

Mas para falar de Vince Carter, não tem como esconder sua importante passagem pelo Toronto Raptors, que começou na temporada de 1998/99, a qual ele ganhou o prêmio de Rookie of the Year e na temporada seguinte seria o vencedor do histórico Torneio de Enterradas, que deixou muitas pessoas de queixo caído.

Carter não era a primeira escolha do Raptors no Draft de 1998, até porque o time canadense selecionou Antawn Jamison. Vince seria escolhido pelo Golden State Warriors na quinta escolha da primeira rodada, mas como Jamison era cobiçado pelo time da Califórnia, Carter foi trocado para o Toronto Raptors, um time recém fundado e o patinho feio da liga.

Reprodução/Raptors Rapture

O problema com o Raptors não era o time em si, mas se tratava do Canadá, um país dominado pelo clima gelado e pelo esporte gelado: o hóquei. A cidade de um dos times mais vitoriosos da NHL, o Toronto Maple Leafs, não conseguiu abraçar o basquete de imediato, após a criação dos Raptors em 1995, mas o fator Vince Carter mudou o cenário do basquete no país.

A enterrada, especialidade de Vince Carter, é um dos elementos mais poderosos de um esporte cuja torcida é fundamental no histórico do jogo. Estar quente num jogo significa ter o momento e o controle da partida, e nada melhor que aquecer a torcida gelada do Canadá com enterradas de impacto como Carter costumava a fazer. Além disso, Vince elevou o time do Raptors para um outro patamar de competição, tirando o time das últimas posições da conferência leste e colocando em posição de brigar por playoff já na temporada de estreia.

A campanha dos Raptors até os playoffs, em 1999/00, liderada por Carter, trouxe os olhos não só dos americanos para o Canadá, mas da própria população canadense, que via o time de Toronto uma outra grande atração da cidade além do Maple Leafs. Além disso, o Torneio de Enterradas de 2000 marcou o nome de Vince Carter na história como um dos melhores enterradores de todos os tempos, e isso chamava atenção para o jogador e para o time que ele jogava.

Vince Carter enterrando
Reprodução/Diário de Notícias

Com tudo isso, Vince enxergava a sua imagem ser repercutida e ganhar força no Canadá e da mídia: franchise player, vendas de camisas, o apelido "Vinsanaty" e a arena Air Canada lotando sempre, e o mesmo não fugia da responsabilidade, fazia de tudo para ver o esporte crescer numa região que era dominada por outros esportes e por uma cultura diferente da americana. Ele sabia que uma das auras do basquete e da NBA era a força da torcida, tanto para apoiar o time da casa, quanto para atrapalhar o rival.

Por três temporadas seguidas o Toronto Raptors chegou aos playoffs da NBA, em 2000/2001 chegara nas semifinais da conferência leste, perdendo uma série apertada contra o Philadelphia 76ers. O basquete no Canadá havia se transformado e a figura de Vince Carter foi fundamental nesse processo, mesmo após a saída conturbada em 2004. 

Depois de tantos anos sendo vaiado por sua saída, Carter foi homenageado no jogo comemorativo dos 20 anos da franquia em 2014, quando jogava pelo Memphis Grizzilies, e foi ovacionado pela torcida de Toronto, que finalmente reconhecia o tamanho da sua importância para a equipe.

Hoje, em 2020, é perceptível a evolução do basquete canadense. Peça carimbada em todos os playoffs e sempre chegando longe nas disputas por título, que conseguiu o seu primeiro na temporada passada, e não tem como esconder como a emoção do torcedor canadense foi importante para este título inédito, porém a presença do torcedor foi fomentada há décadas atrás, com o Vinsanaty, com Vince Carter enterrando bolas e liderando o norte.

Comentários