O treinador catalão estava sem clube desde o ano passado, quando tinha rescindido seu contrato com o New York City FC.
Divulgação/Twitter CR Flamengo |
Nesta sexta-feira (31), foi oficializado a contratação do treinador Domènec Torrent pelo Flamengo. Após dias de especulação na imprensa, o treinador catalão vai treinar a equipe rubro-negra já para o dia 9 de agosto, quando será a estreia do Flamengo no Brasileirão contra o Atlético-MG. Seu contrato é até dezembro de 2021 e até lá o treinador e sua comissão receberão 13,7 milhões de reais.
Torrent agora é o décimo segundo treinador estrangeiro a passar pelo Flamengo, mas é o primeiro espanhol a comandar a equipe do Rio de Janeiro. Na real, ele é o primeiro treinador da Espanha a comandar uma equipe brasileira. Ele terá uma grande responsabilidade no Flamengo, pois seu antecessor, Jorge Jesus, fora um sucesso e a expectativa é que ele continue o bom trabalho.
Mas quem é Domènec Torrent?
O atual treinador do Flamengo é ex-auxiliar técnico de Pep Guardiola no Bayern de Munique e no Manchester City. Ele também estava com Guardiola no Barcelona, mas como analista de scouts do treinador, ou seja, era da comissão técnica, só depois ele assumiu a vaga de auxiliar técnico.
Sua experiência por treinador fica por conta de sua passagem pelo New York City FC da MLS, onde ele ficou por duas temporadas (2018-2019), levando a equipe até as quartas de final de conferência em 2018 e até as semifinais de conferência em 2019.
Domènec Torrent à frente do New York City tem um aproveitamento de 56.6%, com 29 vitórias, 15 empates e 16 derrotas. Outro destaque é o ataque: foram 104 gols feitos em 60 jogos, incluindo MLS e Lamar Hunt US Cup. Por outro lado, a defesa foi um problema também, pois sofreu 76 gols nesses 60 jogos que disputou.
Como joga o time de Domènec Torrent
Como Torrent foi muito próximo de Guardiola, é impossível o novo treinador do Flamengo não se espelhar em um dos maiores treinadores dessa geração atual. O que muitos chamam de "Guardiolismo" é a base da filosofia de Domènec Torrent, que, inicialmente, foi introduzida com Johan Cruyff no Barcelona, sequenciada por Frank Rijkaard e aperfeiçoada por Pep Guardiola.
O New York City de Domènec Torrent jogava a partir de toques curtos, principalmente no campo defensivo, pois um passe mais longo pode ser interceptado mais facilmente, resultando num contra-ataque para o adversário. Para ajudar nesses toques curtos na defesa, os zagueiros abrem bem nas laterais para receber o passe e os laterais, também abertos, estão mais a frente ao lado de um volante para os três fazerem uma triangulação e assim sair mais rápido em direção ao ataque.
Essa ideia de abrir bem o campo é muito notória no Barcelona de Guardiola, que, no ataque, abre bem o campo com a ideia de criar espaços entre as linhas, para que algum jogador em velocidade avance ao ataque pelo buraco. No New York City de Torrent, não é diferente, pois o treinador explora bem essas ideias com Mitrita e Tajouri pelas pontas e com jogadores velozes no meio campo, como Moralez, para explorar os espaços.
Qual será a cara do Flamengo?
O Flamengo de Jorge Jesus era um time que impressionava pelo lado tático que apresentava. Um time com intensidade, muito forte ofensivamente, troca de posições de maneira inteligente entre os atacantes e o famoso perde e pressiona. Mesmo com essas estratégias, Domènec Torrent não será uma cópia de Jorge Jesus, ele vai dar continuidade ao trabalho iniciado pelo técnico português, mas da sua maneira.
Aí que entra o planejamento bem realizado do Flamengo: o treinador espanhol tem uma filosofia parecida com a de Jorge Jesus, ou seja, mesmo com as mudanças naturais entre os treinadores, o impacto não será tão grande porque ambos possuem um viés ofensivo. Isto não é algo positivo apenas para os jogadores que vão ter mais facilidade de se adaptar, mas também é bom para Torrent, que não precisará implantar uma mudança de estilo de jogo tão radical, o que, caso contrário, seria ainda mais demorado.
O "Guardiolismo" chegará no Brasil e pode chamar muita atenção, e muitos treinadores vão absorver algumas ideias - na real, muitas ideias já foram absorvidas - de jogo, caso o Flamengo funcionar bem. Da mesma maneira que Jorge Jesus trouxe a perspectiva ofensiva de volta ao futebol brasileiro, a influência de Domènec pode ser positiva para o futebol brasileiro também.
O torcedor do Flamengo pode ficar animado, mas também não pode deixar de ter paciência, porque toda mudança sempre é sentida e pode demorar um pouco até o melhor dos jogadores ser tirado por Torrent. Mas o que estimula ainda mais a comoção com o treinador catalão é o conhecimento do futebol brasileiro. Ao ser questionado sobre a possível vinda ao Flamengo, Torrent respondeu que já acompanhava o futebol brasileiro e conhecia os jogadores do Flamengo.
A certeza de que Domènec Torrent será um grande treinador ninguém sabe, mas o futuro quem escreverá agora é o treinador, pois os dirigentes do Flamengo já conduziram muito bem o processo até aí. Com pesquisas, análise de mercado e procura por soluções capazes, o Flamengo se coloca em um patamar além dos demais times brasileiros, e olha para o futuro com muita esperança.
LEIA TAMBÉM:
Comentários
Postar um comentário