Com atuação ruim de David Luiz, Manchester City bate o Arsenal por 3 x 0 na volta da Premier League

O zagueiro brasileiro falhou no primeiro gol, cometeu o pênalti no segundo e foi expulso na sequência. Gols de Sterling, De Bruyne e Phil Foden para o City.


Reprodução/Twitter Man City


O jogo mais aguardado do retorno da Premier League entre os Citizens e os Gunners, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), em Manchester, foi desastrosa para o zagueiro brasileiro David Luiz, o qual falhou em dominar a bola após o lançamento de De Bruyne, deixando Sterling livre para marcar no fim do primeiro tempo, além de cometer o pênalti em cima de Mahrez, no começo da segunda etapa, e ser expulso por isso. O pênalti foi convertido por De Bruyne. E o 3 x 0 foi sacramentado por Phil Foden ao final da partida.

Com essa vitória, o Manchester City mantém a segunda colocação com 60 pontos, e atrasa a comemoração do título do quase campeão Liverpool (82 pontos). Já o Arsenal, perde a sua invencibilidade de oito jogos sem perder, e fica estagnado na nona colocação com 40 pontos, logo abaixo do Tottenham, que possui um ponto a mais.

Na próxima rodada, o time vencedor enfrenta o Burnley, também no Etihad Stadium. O Arsenal não vai ter nem tempo de ajeitar a casa, pois já enfrenta a equipe do Brighton fora de casa.

O jogo

Inicialmente, foi notável os estilos de jogo parecidos, mesmo que o City estivesse num 4-3-3 e o Arsenal em um 4-4-2, mas ambos insistiam em apertar sair do campo de defesa, com toques rápidos em velocidade, e tudo isso graças as pressões nas saídas de bola tanto de um, quanto de outro. Porém, a equipe do Manchester City, com uma vantagem técnica, conseguia se sobressair e controlar a partida. 

Mesmo com o controle do jogo para o time adversário, o Arsenal conseguia surpreender com aparições no campo ofensivo ainda, mas a questão defensiva atrapalhou a equipe, porque Xhaka - jogador mais defensivo - saiu machucado, entrando Dani Ceballos - jogador com mais chegada. Para piorar, Pablo Marí também se contundiu, deixando sua posição para David Luiz (futuro nome do jogo).

Após isso, o Manchester City conseguiu controlar o jogo e manter a posse de bola, apostando em triangulações rápidas pelas laterais para infiltrar na linha de defensores do Arsenal. E conseguiu com Sterling, David Silva e Mahrez; colocando o goleirão Leno para trabalhar.

Até então, o Arsenal estava conseguindo resistir ao City, com muitas dificuldades, mas conseguindo, até a falha de David Luiz nos acréscimos do primeiro tempo mudar o cenário a favor do City.

No começo da segunda etapa, em corrida em direção ao gol, Mahrez foi puxado por David Luiz dentro da área. Mahrez no chão, juiz marca pênalti, vermelho direto para o zagueiro. Após a cobrança, goleiro para um lado, bola para o outro. De Bruyne 2 x 0 aos seis minutos.

Após este lance, o jogo ficou na mão da equipe de Manchester, controlada. Passes laterais e sem muita pretensão de atacar o Arsenal, o qual ficou acuado no campo de defesa onde montou uma linha de três zagueiros, recuando os laterais Bellerin e Tierney.

As equipes fizeram muitas substituições - agora que o limite são cinco -, o Arsenal colocou mais peças pra fechar a defesa, enquanto o City colocou jogadores importantes que ficaram no banco como Agüero, Bernardo e Fernandinho. Estes jogadores entraram e quiseram mostrar serviço atacando o Arsenal, que já não se empenhava tanto assim, e foi assim que numa jogada entre Agüero e Sterling o segundo gol começou, a finalização do argentino foi defendida por Leno, mas ainda bateu na trave e caiu nos pés de Phil Foden, que empurrou pra dentro aos 47 minutos, assim, sacramentando a vitória.

Considerações finais

A partida como um todo foi fria, os dois times não estavam nas suas melhores formas físicas, o que dificultou aquela intensidade conhecida da Premier League. Sem falar do clima chuvoso e da falta da torcida, que deixou a atmosfera apática, sem falar de certos momentos onde os dois times não buscaram o gol. 

Para o Manchester City, a vitória foi boa para retomar a confiança e voltar a vencer, já que a última partida tinha sido a derrota para o rival Manchester United. O Arsenal não conseguiu jogar a partida, Guardiola venceu a guerra tática contra o seu aprendiz Mikel Arteta, o que deixa para o treinador dos Gunners com um problema para a próxima empreitada.

Comentários