Em jogo equilibrado, Everton e Liverpool não saem do 0 x 0 no clássico da cidade

Com esse empate, as equipes acumulam três empates seguidos sem marcar, e Liverpool pode ver a vantagem para o segundo diminuir.


Divulgação/Twitter Liverpool


Os dois times da cidade de Liverpool se enfrentarem nesta tarde de domingo (21), no Goodison Park, válido pela rodada 30 da Premier League. Apesar do empate, os dois times conseguiram levar perigos para os adversários, porém a dificuldade física também atrapalhou o espetáculo.

O Everton continua na décima segunda colocação no campeonato, já o Liverpool é o líder disparado da Premier League com 83 pontos, 23 a mais que o Manchester CIty, que joga amanhã (22) contra o Burnley e pode diminuir a vantagem dos Reds.

Na próxima rodada, o time treinado por Carlos Ancelotti enfrenta o quase rebaixado Norwich City, em Norwich. O Liverpool faz sua estreia no Anfield após a pausa do campeonato, na quarta-feira, para enfrentar o Crystal Palace, com a possibilidade de ser campeão caso o Manchester City tropece para o Burnley.

O jogo


Começo sólido do Liverpool, com a posse de bola e querendo propor o jogo, mas logo aos quatro minutos, após bola cabeceada mal pra trás de Fabinho, Richarlison saiu em contra-ataque e bateu cruzado, mas Alisson fez uma ótima defesa, impedindo o gol do atacante brasileiro.

Logo após este susto, o Liverpool continuou com o domínio do jogo, conduzindo a bola de um lado para o outro tentando encontrar espaços na boa marcação do time do Everton. A maioria das tentativas de aproximação era pelo lado direito com Alexander-Arnold, trocando passes em triangulação com Firmino e Minamino - substituindo Salah que estava no banco.

Os Reds utilizavam a estratégia de pressão alta para atrapalhar a saída de jogo do Everton, que tinha como escapatória a bola em velocidade para Richarlison. O Liverpool tinha o domínio da partida, mas não conseguia levar tanto perigo, já o Everton, quando saia em contra-ataque, causava dificuldades para a defesa.

Após a metade do primeiro tempo, o Liverpool conseguiu finalizar mais vezes e se alçar mais ao campo de ataque, finalizando com Matip em bola parada e com Firmino, entretanto a equipe do Everton também conseguia sair mais em contra-ataque, portanto o jogo tinha um aspecto equilibrado, mesmo com a posse do Liverpool acima dos 60%.

Na segunda etapa, não houveram surpresas, o Liverpool iniciou atacando o adversário, mas desta vez pelo lado esquerdo, com a entrada de Joe Gomez, jogador mais veloz que o titular do jogo Milner. E o Everton tinha o problema de criatividade, pois muitas vezes conseguia sair jogando, porém não tinha sequência no campo ofensivo, muito por causa da falta de jogadores como Sigurdsson, que estava no banco e entraria mais tarde.

Pela metade da segunda etapa, foi nitidamente visível o cansaço dos jogadores, que diminuíram o ritmo do jogo. Além disso, o Liverpool fez bastantes trocas em pouco tempo, bem provável para não cansar os jogadores, mas as paradas - além da parada prévia para hidratação - travaram o jogo.

Ao final do jogo, o Everton quase conseguiu inaugurar o marcador após roubo de bola no campo defensivo do Liverpool. Richarlison saiu em velocidade e passou para Calvert-Lewin finalizar de letra, mas Alisson defendeu, e o rebote de Gordon bateu na trave.

Perto do fim da partida, o Liverpool avançou o time e começou a disputar a bola no campo de ataque através de chutões e cruzamentos na área, sem sucesso. Fim da partida.

Considerações finais


A equipe da casa conseguiu levar perigo para a meta de Alisson, porém pecou na construção de jogadas. A disputa pelo meio campo foi vencida pelo Liverpool, em contra partida a defesa do Everton se postou muito bem e não deixou o Liverpool sufocar tanto a sua defesa.

Os Reds não tiveram tanta intensidade, a falta dela fez com que o Liverpool não chegasse tanto a trabalhar o goleiro Pickford e, consequentemente, chegar ao gol. Porém, não tem como deixar de lado o aspecto físico, que foi um problema também, não só para o Liverpool, mas para muitos outros times da Premier League.

Comentários