Hiato entre Copa da Alemanha e Champions League pode atrapalhar o Bayern de Munique

O time da cidade de Munique jogou sua última partida nacional contra o Bayer Leverkusen, no dia 4, e agora só joga no dia 7 ou 8 de agosto pela Champions League.


Bayern erguendo a taça de campeão da Copa da Alemanha.
Reprodução/RPP Noticias

A equipe do Bayern de Munique vem embalada após os títulos da Bundesliga e da DFB Pokal (Copa da Alemanha), entretanto, como a Alemanha foi a primeira liga a retornar após a parada pelo Covid-19, a Bundesliga terminou antes que as demais ligas da Europa, o que deixará a equipe da Baviera com um hiato de mais de um mês até o jogo de volta contra o Chelsea, válido pelas oitavas de finais da Champions League.

O grande desafio do Bayern não é apenas voltar em alto nível para a Champions League, mas também estar no mesmo nível físico dos seus adversários, que vão ter um hiato muito menor entre os seus jogos nacionais e continentais. A Premier League, por exemplo, vai realizar a última rodada do campeonato no dia 26 de julho, portanto as equipes inglesas terão quase duas semanas de hiato e não perderão tanto ritmo de jogo.

Vale destacar o desempenho muito positivo do Bayern nas últimas rodadas. Os Bávaros estão com 100% de aproveitamento desde o retorno do futebol alemão, ou seja, ganhou todos os 11 jogos que disputou até então. Este embalo pode ser ameaçado durante este mês, pois é natural os jogadores perderam um pouco do êxtase após as vitórias em sequência e, claro, dos títulos conquistados.  

Outros dois exemplos são o RB Leipzig e o Paris Saint-Germain. Começando pelo time alemão, a equipe da cidade Leipzig voltou à Bundesliga de maneira irregular; vencendo partidas, como a vitória de 5 x 0 contra o Mainz 05, mas também perdendo pontos para times da tabela de baixo, a exemplo do empate em casa contra o rebaixado Paderborn 07. Portanto, o RB Leipzig pode chegar abaixo fisicamente para as quartas de finais da Champions, como chegou para a Bundesliga. O caso do PSG é mais desafiador ainda: o time se quer jogou desde a parada, o que pode comprometer a força do time ao enfrentar equipes mais preparadas.

Por outro lado, se existe uma equipe que pode estar pronta para a Champions League e disputar de igual para igual, é o Bayern de Munique. O time vem confiante para as fases finais da competição mais importante do calendário europeu, onde se encontra entre os favoritos a levar o caneco para casa, graças ao trabalho do treinador Hans Flick, que assumiu o cargo e trouxe de volta o bom futebol da equipe. Além disso, força física é uma das virtudes das equipes alemãs, pois a Bundesliga é um campeonato com times que usam bastantes transições para construir jogadas, algo que demanda muito treinamento e intensidade física.

Em suma, a equipe do Bayern enfrentará um mês de trabalho árduo, onde precisará elevar os treinamentos e deixar os jogadores fisicamente prontos para enfrentar os adversários, vindos de uma boa sequência de jogos e de um tempo ótimo para se recomporem fisicamente, mas sem perderem o ritmo de jogo, que é tão fundamental no âmbito competitivo.

Comentários