O conflito em torno do nome "Redskins"

O Washington Redskins é um dos times da NFL mais conhecidos no Brasil, mas o seu nome é uma grande polêmica nos Estados Unidos.


Washington retira o nome Redskins
Reprodução/Gazeta do Povo

É bem provável que você já tenha visto alguém utilizando alguma peça de roupa ou acessórios de algum time da NFL, porque foi assim que muitos times, aqui no Brasil, se popularizaram. Um time com um logo chamativo e de cores bem atrativas é um dos destaques em vendas de roupas. Este time é Washington Redskins, um dos times mais tradicionais da National Football League e detentor de cinco título da liga, entre eles três Super Bowls.

Antigamente, o time se chamava Boston Braves, devido à tendência da época de copiar os nomes de equipes da MLB, a fim de trazer popularidade para a NFL. Ambos os times dividiam o estádio, mas a equipe de futebol americano decidiu trocar de estádio, partindo para Fenway Park, casa do Boston Red Sox. Ao tentar fugir do nome do rival da equipe de baseball, o time de futebol americano resolveu homenagear o Red Sox, utilizando a palavra "red" no nome: Redskins. Anos depois, o Boston Redskins transferiu-se para Washington.

Inicialmente, não era visto como um problema o uso do nome "redskins" - uma referência aos nativos americanos, que viveram nos EUA no período colonial e dos que ainda moram por lá -, entretanto o questionamento do nome começou após a vitoria do time de Washington no Super Bowl XXII, em 1988, quando diversas cartas foram endereçadas ao então dono do time na época, Jack Kent Cooke. Os protestos voltaram em 1992, quando os Redskins foram campeões novamente do Super Bowl, a partir daí o time começou a chamar a atenção, não pelo espetáculo, mas devido ao nome.

Mesmo com a comoção de muitas pessoas, a franca maioria não conseguia enxergar nenhum problema no nome, porém, quando os protestos retornaram em 2013, muitas pessoas conseguiam ver o problema. Então, no mesmo ano, o Congresso Nacional dos Índios Americanos, apontaram diversos problemas na utilização da figura indígena na cultura americana, principalmente, o nome do Washington Redskins. Muitos nativos americanos alegam que o nome é ofensivo e racista, além de mencionar que o nome e a utilização de mascotes é uma apropriação de sua cultura. Além disso, uma das visões quanto à origem do nome "redskin" é associada ao sangue do escalpo dos índios, que foram mortos na marcha para oeste americana.

Em contrapartida, muitos apoiadores do nome falam que este surgiu após uma tradução da palavra que os índios chamavam uns aos outros, ou seja, "redskin". Além disso, uma pesquisa de 2013 feita pela ESPN com 286 jogadores da NFL, perguntou se o time de Washington deveria mudar o nome, e 60% foi contra a mudança. No ano passado, o The Washington Post publicou uma matéria sobre uma pesquisa, perguntando o que os nativos americanos achavam do nome, e deram 40 tipos de emoções de escolha; diferentes emoções foram escolhidas, mas o resultado resumiu que: 9 de 10 nativos americanos de Washington não se sentem ofendidos com o nome do time.

Com o avanço das conquistas por direitos civis e do maior entendimento da população quanto a etnia, os protestos ganharam mais força. E agora com a a pressão dos patrocinadores, a mudança pode acontecer mais do que nunca, porque, antes, o discurso de Dan Snyder, dono da franquia, era de que o nome seria mantido. Porém, após as pressões, o tópico ganhou relevância novamente e a franquia confirmou que o nome pode ser alterado.

O assunto ainda rende muitas polêmicas nas redes sociais, mas a força que temas relacionados a etnias ganhou força com o movimento Black Lives Matter, fez o tema ganhar novos adeptos. A decisão final ainda não foi confirmada, mas entrará em conflito com o pensamento de muitos americanos. Por outro lado, muitos outros vão apoiar a decisão, que teve sua luta ganhando força com o passar do tempo e chegando ao ponto de fazer empresas se manifestarem a favor da mudança.

Comentários