SBT e a relação entre televisão e futebol atual

A emissora vai transmitir o clássico entre Flamengo e Fluminense que premiará o campeão carioca de 2020.




Flamengo e Fluminense se enfrentarão no Carioca
Reprodução/Na Telinha

Na próxima quarta-feira (15), o SBT vai transmitir o jogo da volta da final entre Flamengo e Fluminense. A emissora estará fazendo sua reestreia nos eventos esportivos após 17 anos, quando havia adquirido os direitos do Campeonato Paulista de 2003. O acordo para a transmissão do jogo veio por parte da equipe rubro-negra, que possui os direitos de transmissões por ser o mandante da partida.

Após Flamengo e Globo não chegarem a um acordo sobre a questão financeira do Campeonato Carioca, o Flamengo decidiu transmitir sua partida contra o Boa Vista, no Maracanã, por conta própria na FlaTV. O ato fez com que os direitos de transmissões fossem cancelados e o contrato vigente quebrado, o que fez todas as transmissões restantes ficarem por conta dos times mandantes, de acordo com a recente Medida Provisória 984.

Já a emissora do Silvio Santos não é muito lembrada por seu envolvimento com o esporte, até mesmo o narrador da Fox Sports Téo José foi emprestado para narrar a partida, pois a emissora não tinha nenhum. Entretanto, não é a primeira empreitada do SBT no futebol brasileiro. Como foi dito, o SBT transmitiu o Campeonato Paulista de 2003, mas também chegou a transmitir a Copa Mercosul de 1998, porém só o segundo tempo das partidas, pois o Horário Eleitoral Obrigatório atrapalhava a programação e o Programa do Ratinho tinha que passar antes do jogo.

Mesmo se tratando apenas de um campeonato estadual, o SBT surge no mercado lucrativo do futebol. Com a nova Medida Provisória do Governo Bolsonaro e a emissora aproveitando-se da situação, as equipes podem ter um olhar mais amplo da situação televisiva no Brasil e pensarem em novos caminhos nos seus futuros contratos. Muitos clubes já se mostraram insatisfeitos nas negociações de contratos televisivos para 2019 a 2024, por isso que a Turner conseguiu abrigar muitos times. A Turner foi a primeira a quebrar o monopólio.

A concorrência do SBT pode ser apenas momentânea, mas dependerá do Fla-Flu, que poderá dar respostas, tanto ao SBT e outras emissoras, quanto à Globo. Mesmo assim, a emissora carioca já vem mostrando um desinteresse maior em relação aos campeonatos estaduais. Os times do nordeste já não ganham tanto quanto as equipes paulistas e cariocas, o que faz o torneio perder a relevância num cenário regional, até porque o uso de categorias de base nessas competições já aumentou.

O principal produto do esporte para a Globo é o Brasileirão, que envolve muito mais interesses dos torcedores e dinheiro. Do Premiere até o Cartola, o Brasileirão rende mais para a emissora, sem mencionar os jogos na televisão aberta e suas publicidades milionárias. O SBT, se encontrar bom lucro no Fla-Flu, pode se interessar em perseguir esse caminho, mas irá enfrentar uma adversária muito forte no ramo.

Comentários