Ciro Immobile ganhou o reconhecimento que merecia nesta temporada

O jogador italiano é um dos centroavantes mais regulares de todo o futebol, e nesta temporada conseguiu vencer a Chuteira de Ouro.


Ciro Immobile durante jogo
Reprodução/OneFootball

Nem Cristiano Ronaldo, Messi ou Lewandowski, o vencedor da Chuteira de Ouro, prêmio dado para o jogador com mais gols dentro da liga nacional numa temporada, vai para Ciro Immobile. O atacante italiano e jogador da Lazio ultrapassou Lewandowski, que possuia 34 gols na Bundesliga, e venceu a chuteira dourada. Além disso, contribuiu fortemente para o retorno do seu time para a UEFA Champions League, torneio que não disputava desde 2015. 

Immobile teve participação direta em 44 gols nesta temporada, sendo 36 gols e 8 assistências em 44 partidas, contando com uma frequência de um gol por jogo na Serie A. Na disputa, ele encontrava jogadores como Lewandowski, com 34 gols, e Cristiano Ronaldo, com 31 gols marcados. É o primeiro prêmio de Chuteira de Ouro para Immobile, desbancando Messi e sua hegemonia de três temporadas seguidas vencendo.

Entretanto, não foi uma temporada tão atípica para Ciro Immobile. Nas temporadas 16/17 e 17/18, ele balançou as redes pelo campeonato italiano por 23 e 29 vezes, respectivamente. Sua verdadeira temporada atípica foi em 18/19, onde marcou apenas 15 gols, mas contou com uma temporada muito abaixo de todo o time naquela temporada. 

Nos aspectos de jogo, ele se destaca como um jogador muito participativo na construção de jogadas, onde muitas vezes aparece para puxar um contra ataque ou fazer a transição ofensiva, como também entregando a bola para os companheiros melhores posicionados. Um finalizador que procura a jogada, seja recuando para receber e carregar a bola, quanto caindo para os lados para finalizar cruzado.

O que diferencia Immobile de outros centroavantes mais badalados é o holofote. Isso tem a ver com a diminuição de relevância do campeonato italiano no cenário europeu, que já fora a liga mais importantes nos anos badalados de Milan e Inter. A Serie A conta com um dos craques mais midiáticos da atualidade: Cristiano Ronaldo, o que ajudou a popularizar mais a liga e vem ajudando cada vez mais.

Outro aspecto é a força da Juventus na Itália, com uma supremacia há oito anos vencendo o título da Serie A. Muitas pessoas não têm a tendência de gostar de supremacias e foi isso que afastou muitos do futebol italiano nos últimos anos, o que fez os holofotes do público serem direcionados a outras ligas e a outros jogadores. E dentro do cenário italiano, a Lazio não entrava muito nos destaques, principalmente por não participar da UEFA Champions League há tempos. Agora com a vinda de Cristiano Ronaldo e da evolução de times como Inter, Atalanta e até a própria Lazio, fez com que novos olhares se virassem para a Itália, e muitos enxergaram Ciro Immobile.

Como quarta colocada na tabela, a Lazio terá que passar do play-off da UEFA Champions League, fase a qual foi eliminada em 2015 pelo Bayer Leverkusen. A importância da Lazio em chegar numa fase de grupos é essencial, para que a equipe possa ganhar a graça de muitos torcedores novamente, principalmente no Brasil dominado por fãs de Premier League e La Liga. E para Immobile é a chance de se mostrar em jogos grandes, com muito mais olhos fixados nele, e com a responsabilidade de ser o líder de uma equipe em ascensão.

LEIA TAMBÉM: 

Comentários