O retorno da Europa League: o chaveamento e a disputa pelo título

A Europa League vai retornar amanhã, e a disputa pelo título vai ficando cada vez mais acirrada entre as equipes.



A Europa League vai voltar
Reprodução/Torcedores

Nesta quarta-feira (05), a Europa League retornará às atividades com quatro jogos válidos pelas oitavas de final da competição. Dentre os oito jogos de mata a mata, seis já tiveram o jogo de ida na casa de um e a volta será na casa do outro. Enquanto isso, os times que ainda não jogaram seus jogos das oitavas vão jogar na Alemanha, lugar escolhido como sede da Europa League. Outro detalhe é que o primeiro jogo das oitavas será primeiro e único.

Depois que as outras equipes jogarem o jogo da volta, quem se classificou nas oitavas irá direto para a Alemanha, para que possa terminar a competição por lá. Basicamente, todos os jogos que serão disputados em campo neutro serão jogos únicos. Esta medida foi tomada para que as equipes não tenham que viajar tanto, pois uma viagem longa pode ser perigosa demais no meio de uma pandemia.

O CHAVEAMENTO DA COMPETIÇÃO

Divulgação/Twitter Europa League
  • O Istanbul Basaksehir venceu em casa o jogo contra Copenhagen por 1 x 0. A volta está marcada para o dia 05 (quarta-feira) na Dinamarca.
  • Olympiakos e Wolves empataram em 1 x 1 na Grécia. A volta será dia 06 (quinta-feira) na Inglaterra.
  • Rangers perdeu de 3 x 1, em casa, para o Bayer Leverkusen. A chance de se classificar do time escocês será no dia 06 na Alemanha (apesar de ser na Alemanha, o jogo será mando do Bayer).
  • Wolfsburg e Shakhtar Donestsk se enfrentarem na Alemanha, e a equipe do Shakhtar saiu vencedor, 2 x 1. O jogo de volta será na Ucrânia dia 5.
  • Inter de Milão x Getafe e Sevilla x Roma ainda não jogarem, portanto esses jogos serão únicos e na Alemanha.
  • Eintracht Frankfurt x Basel 1893 foi a disputa das oitavas. E deu Basel, vitória por 3 x 0 em Frankfurt. O jogo da volta será na casa do Basel no dia 06.
  • Lask recebeu o Manchester United em casa e perdeu por 5 x 0. O jogo pra sacramentar a ida para as quartas de final do Manchester será no dia 5, em Old Trafford.

O CHAVEAMENTO PARA AS QUARTAS, SEMI FINAIS E FINAIS

Quartas de final:

  1. Wolfsburg / Shakhtar x Frankfurt / Basel
  2. Lask / United x Basaksehir / Copenhagen 
  3. Inter / Getafe x Rangers / Leverkusen
  4. Olympiakos / Wolves x Sevilla / Roma

Semi finais:

  1. Vencedor 3 x Vencedor 1
  2. Vencedor 4 x Vencedor 2

Finais:

        Vencedor 1 x Vencedor 2

OS FAVORITOS DA COMPETIÇÃO

Manchester United:

A equipe de Manchester vem forte para a briga pelo caneco. Apesar de estar classificado para a UEFA Champions League da próxima temporada, um título seria de suma importância para o andamento do trabalho do treinador Ole Gunnar Solskjaer, que já teve o cargo ameaçado algumas vezes.

A equipe contou com uma temporada irregular até a parada do futebol devido à pandemia de Covid-19. A pós parada se mostrou muito favorável ao United, que contou com grandes atuações da contratação mais recente da equipe: Bruno Fernandes. A volta de Pogba ao time titular também foi uma boa recuperação dos Red Devils, que emplacaram uma boa sequência de vitórias, garantindo a terceira colocação da Premier League e a boa fase.

No chaveamento da competição, o Manchester conta com um bom placar do jogo da ida e praticamente carimba sua passagem para as quartas de final na Alemanha. Seu adversário será Basaksehir ou Copenhagen, o que é bom, pois evitará times como Sevilla e Inter de Milão logo de cara.

Inter de Milão: 

Eliminada na fase de grupos na UEFA Champions League, a Inter de Milão vai brigar pelo título para poder acabar com o hiato de títulos, que perdurá há quase nove anos. Nesta temporada, a Inter trouxe o treinador Antonio Conte, campeão inglês com o Chelsea, para poder colocar o time nas rotas de títulos.

Apesar de ter sido eliminado na fase de grupos da Champions, a Inter caiu num grupo muito complicado com Barcelona e Borussia Dortmund. Entretanto, a missão de Antonio Conte está funcionando, porque a equipe terminou a Serie A italiana com a vice colocação, o que garante passagem direta para a próxima Champions League.

A equipe tem a força da dupla de ataque Lautaro Martínez e Romelu Lukaku, que, juntos, possuem 37 gols. Além disso, conseguiu a contratação de Christian Eriksen, vindo do Tottenham, com a missão de coordenar o meio campo. Todos esses craques precisarão vencer a equipe do Getafe nas oitavas e depois esperar o vencedor entre Leverkusen e Rangers para enfrentar nas quartas.

Sevilla:

Um dos maiores campeões de toda a Europa League com cinco títulos, o Sevilla é uma equipe que não se deve vacilar. Na La Liga, a equipe da cidade de Sevilha chegou na quarta colocação com 70 pontos, os mesmos 70 pontos do terceiro, Atlético de Madrid.

O Sevilla do técnico Julen Lopetegui, aquele que foi demitido da seleção espanhola antes da Copa do Mundo, porque assinou com o Real Madrid, conseguiu conduzir bem o seu time durante todo o campeonato, o que corresponde com a boa colocação e vaga para os playoffs da próxima UEFA Champions League. O destaque da equipe é Lucas Ocampos, detentor de 14 gols na temporada, mas também tem outros jogadores importantes como Jesús Navas e Éver Banega.

No chaveamento, o Sevilla vai enfrentar a Roma, um duelo complicado que pode até eliminar a equipe espanhola. Se passar, enfrenta Olympiakos ou Wolves, dois adversários complicados também.

TIMES QUE PODEM SURPREENDER

Bayer Leverkusen:

O Bayer Leverkusen vai brigar bastante pelo título da Europa League. Não só pelo fato do título, mas também pela vaga na próxima UEFA Champions League, essa que escapou nas últimas rodadas da Bundesliga.

O time do técnico Peter Boss contará com um dos jogadores mais promissores para liderar a equipe na competição: Kai Havertz. O atacante do Bayer conta com 12 gols na temporada e tem a ajuda de outros bons jogadores no time, como Leon Bailey, Diaby e Jonathan Tah.

O caminho até as finais da competição será complicado, pois enfrentará a Inter de Milão (caso os dois passem de fase, é claro), mas quem pode surpreender um dos favoritos é justamente esse time veloz e ofensivo do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton:

A equipe do Wolves surgiu como surpresa no cenário inglês anos atrás, mas, atualmente, já é uma equipe mais estabelecida. Esse ano flertou com a possibilidade de chegar numa Champions League através da Premier League, porém a competitividade da liga deixou a equipe na sétima colocação.

O time treinado por Nuno Espírito Santo vai depender das boas atuações de seus principais jogadores: Raúl Jimenez, com 17 gols na temporada, e Adama Traoré, com nove assistências. E, também, de outros jogadores como Rúben Neves e Diogo Jota serão importantes, neste time que joga de maneira equilibrada, mas pressiona bem seu adversário.

Para alcançar a meta de chegar na UEFA Champions League, os Wolves precisam passar do Olympiakos nas oitavas, para chegar nas quartas e enfrentar o vencedor do duelo entre Roma e Sevilla. 

Shakhtar Donetsk:

Este com certeza pode ser a maior surpresa de todos. Muitos esperavam uma citação à Roma, porém a equipe não foi tão bem no campeonato italiano, além do fato de enfrentar uma equipe forte como o Sevilla, o que faz uma descrença maior surgir na equipe italiana.

Mas voltando ao Shakhtar, o time foi campeão ucraniano desta temporada. Apesar de não ser a liga mais importante e concorrida, um título de liga mostra como o time é forte. Além do título, o Shakhtar havia vencido o Wolfsburg fora de casa, sem mencionar o fato de que a equipe sempre é figura carimbada na Champions League.

A equipe repleta de brasileiros terá de finalizar o Wolfsburg e esperar o vencedor entre Basel e Eintracht Frankfurt. Um caminho que pode ser bem complicado, mas não impossível. Olho no Shakhtar.

Comentários