Prévias da temporada 2020 da NFL: AFC Sul

Como Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars e Tennessee Titans vêm para disputar mais uma temporada da NFL.




Expectativas para a AFC Sul
Reprodução/Rádio Poliesportiva

A nova temporada da NFL se aproxima cada vez mais e as expectativas pela temporada de 2020 ganham mais notoriedade entre os torcedores. Uma das divisões que mais podem surpreender esse ano é a AFC Sul, que conta com o vice campeão da Conferência Americana, o Tennessee Titans. Mas a principal equipe é a do Houston Texans de Deshaun Watson, que tentará novamente vencer a divisão nesta temporada. Os Colts têm a possibilidade de ser uma boa surpresa, já os Jaguars têm que provar muito ainda. Confira aqui os destaques de cada um deles:

Houston Texans

Possivelmente uma das equipes mais completas da NFL. Com uma defesa sólida e um ataque variado, os Texans eram uma das apostas na temporada passada, mas a queda no Divisional Round para o Tennessee Titans não foi algo esperado. Nesta temporada, Deshaun Watson precisará novamente comandar o ataque em busca de garantir uma boa colocação na divisão.

A offseason começou dura para os Texans, pois perderam DeAndre Hopkins, um dos melhores recebedores da liga, para os Cardinals. Em compensação, chegaram Brandin Cooks e Randall Cobb para o corpo de recebedores do time. No Draft, eles reforçaram a defesa com Ross Blacklock, DT e Jonathan Greenard, LB. Entretanto, a secundária da equipe, que causou problemas na temporada passada, não foi reforçada.

A campanha da equipe irá depender bastante de Deshaun Watson, que apesar de jovem, precisará demonstrar maturidade e competitividade em liderar essa equipe. As novas chegadas de recebedores podem contribuir para uma variação maior de jogadas, e não apenas focada em Hopkins, como era na temporada passada. A esperança do torcedor é uma chegada aos playoffs, mas o seu ataque precisará ser mais efetivo do que na temporada passada.

Indianapolis Colts

Na temporada passada, a franquia fora pega de surpresa com o anúncio de aposentadoria de Andrew Luck, e com isso Jacoby Brissett chamou a responsabilidade na principal posição do ataque. A campanha 7-9 pode parecer feia, mas a temporada dos Colts não foi tão ruim. Em muitos momentos Brissett conseguiu carregar o piano ao lado do WR Zach Pascal, enquanto a defesa conseguia pressionar bem os QBs adversários.

Apesar de alguns bons jogos de Brissett, os Colts trouxeram o experiente Phillip Rivers para a posição de QB do time. Outra peça interessante foi Xavier Rhodes, CB dos Vikings, para melhorar a secundária da equipe. Já no Draft o foco foi o ataque, e o destaque foi o recebedor Michael Pittman Jr., que pode ser uma peça interessante na composição ofensiva na equipe de Indiana.

O Indianapolis Colts pode ser uma equipe que pode surpreender bastante e chegar aos playoffs, mas para isso é preciso Rivers ser um dos destaques da equipe; a boa linha ofensiva dos Colts, juntamente com alguns recebedores importantes, pode ser o que QB de 39 anos precise para fazer essa equipe despontar. Rivers será a esperança da equipe nas jogadas aéreas, mas também o jogo terrestre fora importante na temporada passada e pode ser um desafogo nesta também. 

Jacksonville Jaguars

Os Jaguars vivem um momento de mudança nessa temporada. Após aquela incrível campanha na temporada de 2017, o elenco teve o último suspiro na temporada passada. A campanha 6-10 e a última colocação na divisão fez com que a equipe da Florida fizesse a limpa em muitos jogadores do elenco, entre eles nomes como Nick Foles, Calais Campbell e Leonard Fournette deixaram os Jaguars.

A offseason reforçou mais ainda a iniciativa de mudança de elenco, não porque os Jaguars fizeram várias trocas e fecharam com grandes nomes, mas pelo fato de não terem trazido ninguém que pudesse ser, de fato, um fator desequilibrante na equipe. Talvez a chegada via Draft do EDGE K'Lavon Chaisson possa ser algo, mas também não muda a realidade por agora.

O grande fato é que os Jaguars farão sua reconstrução apenas no ano que vem. Nesta temporada, será complicado para o torcedor, porque não vai ser fácil ver seu time perder muitos jogos. A única esperança é Gardner Minshew, o QB carismático dos Jaguars pode fazer parte da reconstrução ou não, tudo depende do seu rendimento na temporada. Se for positivo, provavelmente seguirá como titular, caso contrário o Draft 2021 já está na mira da franquia da Florida.

Tennessee Titans

Os Titans surpreenderam a todos nos playoffs da última temporada, eliminando logo de cara o New England Patriots e depois o rival de divisão Texans. A campanha 9-7 da temporada passada foi muito encima da qualidade terrestre da equipe, principalmente do RB Derrick Henry. Mas o que não pode ser esquecido é a temporada de Ryan Tannehill, que após assumir a titularidade elevou o ataque dos Titans.

Não é à toa que o QB foi uma das prioridades na Free Agency desse ano, enquanto Marcus Mariota, o titular que perdeu a posição, rumou aos Raiders nesta temporada. Uma das dificuldades da equipe fora a defesa, e nessa Free Agency os Titans conseguiram assinar com Vic Beasley, EDGE e, no Draft, assinaram com Kristian Fulton, CB. Entretanto, a equipe sofreu perdas expressivas na linha ofensiva, onde obteve um papel fundamental nas corridas da temporada passada.

Agora de contrato renovado, Ryan Tannehill será a peça que pode manter os Titans num patamar maior, mas pela filosofia voltado para o jogo terrestre, Derrick Henry terá um grande papel também. Em geral, a franquia do estado do Tennessee gera expectativa numa segunda temporada, porém não aparenta ter tanta convicção de repetir a dose da temporada passada.

LEIA TAMBÉM:

Comentários