O campeonato mais concorrido de todo o futebol vai retornar amanhã, e contará com os jogos restantes das oitavas de final.
|
Reprodução/UEFA |
Amanhã, sexta-feira (07), vai acontecer o tão aguardado retorno da UEFA Champions League com suas fases finais. Nos jogos de amanhã, serão dois dos quatro jogos de oitavas de finais, pois a parada em decorrência da pandemia impediu a realização dos jogos de volta. Portanto, os jogos válidos pelas oitavas serão realizados onde deveriam ter sido realizados há quase cinco meses, na casa do visitante do primeiro jogo.
Após os confrontos realizados, o campeonato avança para a fase de quartas de finais, porém todos os jogos daí em diante serão realizados em uma única cidade: Lisboa. Um dos melhores lugares contra a
Covid-19 de toda a Europa, Portugal foi a segunda liga a retornar mais rápido que as outras, perdendo apenas para a Alemanha, que é a sede da UEFA Europa League.
O CHAVEAMENTO DA COMPETIÇÃO
|
Divulgação/Twitter Champions League |
- Manchester City e Real Madrid se enfrentaram no dia 26 de fevereiro, no Santiago Bernabéu, num mundo aonde as pessoas podiam se aglomerar ainda. Com gols de De Bruyne e Gabriel Jesus, os citizens viraram a partida contra o Real Madrid, que havia feito um gol antes com Isco. A volta será no Etihad Stadium no dia 7.
- A Juventus fora para cidade de Lyon enfrentar o próprio Lyon no dia 26 de fevereiro, no Parc Olympique Lyonnais. E perdera por 1 x 0, gol de Tousart. Após ter sido campeã italiana, a meta da Juventus é chegar na final da Champions League e levar a orelhuda para casa, mas terá que vencer o Lyon no Allianz Stadium por dois gols de diferença.
- A equipe do Barcelona fora até Nápoles enfrentar a equipe do Napoli no dia 25 de fevereiro. Na ocasião, saiu com um empate de 1 x 1, com gol de Griezmann para igualar o marcador, que foi aberto com Mertens. O jogo que pode classificar ou eliminar a equipe da Catalunha será no dia 8 (sábado) em Barcelona.
- Bayern e Chelsea se enfrentaram em Stamford Bridge no dia 25 de fevereiro, e a partida não acabou tão bem para o time do técnico Frank Lampard, 3 x 0. O campeão alemão fará esse jogo da volta no sábado, em casa, para que possa carimbar a vaga para as quartas.
- RB Leipzig e Atlético de Madrid se enfrentarão já pelas quartas de finais no dia 13, em Portugal, na casa do Sporting de Lisboa. Nas oitavas, ambas as equipes eliminaram times da Inglaterra e agora brigam por vaga na semi final.
- Outro confronto decidido para as quartas é o jogo entre Atalanta e Paris Saint-Germain, um dos jogos que mais chamam atenção. Nas oitavas de final, o PSG passou pelo Borussia Dortmund e a Atalanta pelo Valencia da Espanha. O vencedor desse confronto será conhecido no dia 12.
OS FAVORITOS DA COMPETIÇÃO
Manchester City:
Um time treinado por Pep Guardiola sempre será candidato à títulos, mas o que fortalece mais ainda o City ser um dos favoritos é a qualidade que a equipe vem apresentando dentro de campo. Mesmo após a parada, o Manchester City apresenta um bom futebol e bons resultados, que se somam com a vontade de levantar essa taça inédita na história do clube. Além disso, Guardiola não ganha a UEFA Champions League desde 2011, o que pode transformar esses próximos em verdadeiras batalhas.
A equipe do City joga com o tradicional estilo Guardiola: pressão alta, jogadores bem posicionados, toques curtos e infiltrações em direção ao gol. A diferença pode ser notada em estratégias feitas para cada jogo, como o bom uso de Gabriel Jesus na primeira partida das oitavas de final. O principal nome é Kevin De Bruyne, um jogador acima da média, e que vem apresentando uma das melhores temporadas de sua carreira.
O calendário até a final é complicado, mas a qualidade da equipe pode garantir o sucesso na fase mata-mata. Se passar pelo Real Madrid, poderá enfrentar o time de Cristiano Ronaldo, a Juventus. Outros adversários como Bayern e Barcelona poderão aparecer na semifinal, porém muitos confiam no Manchester City nesta temporada.
Bayern de Munique:
Um dos times que mais fora comentado durante esta temporada foi o Bayern de Munique. A evolução que a equipe sofreu após a saída de Niko Kovac e a entrada de Hans Flick é muito notável, pois a equipe começou uma disparada de vitórias e boas apresentações, que culminaram no oitavo título consecutivo da Bundesliga.
A evolução da equipe de Munique se diz muito através das mudanças feitas pelo novo treinador: Thomas Muller com um armador, Alaba como zagueiro, Kimmich como volante, entre outras. O Bayern é um time que joga com velocidade pelos lados, principalmente através da transição ofensiva. Além disso, é um time que consegue construir boas jogadas, sempre acionando Lewandowski e Muller para que eles municiem os laterais em busca de uma jogada de linha de fundo ou entre as linhas.
Com a classificação praticamente em mãos contra o Chelsea, a dificuldade pode ser encontrada ao enfrentar numas quartas de final um Barcelona de Messi. Caso passe do Barcelona, o adversário poderá ser o Manchester City de Guardiola, numa semi final de UEFA Champions League.
Paris Saint-Germain:
Apesar do duro confronto contra a Atalanta, não tem como descartar o PSG como um dos favoritos ao título. O time de Neymar, Mbappé e Icardi são um dos que mais cobiçam conquistar a orelhuda. Após diversas eliminações dolorosas, o Paris pode ter encontrado uma chance de chegar à final de maneira mais rápida que o normal.
O time do técnico Thomas Tuchel é, basicamente, focado em Neymar. O jogador brasileiro tem uma posição cerebral no time que ajuda tanto nas construções de jogada quanto na hora de finalizar. Um jogo forte pelas laterais, ou passes em profundidade pelo meio, são características básicas no jogo ofensivo do Paris Saint-Germain. Contudo, a lesão recente de Mbappé coloca em xeque o grande favoritismo da equipe, mas não tira dos holofotes também.
Muitos colocam o PSG como sortudo no sorteio, pois enfrentará a Atalanta nas quartas e, supostamente, Atlético ou RB Leipzig nas semi finais. Entretanto, o calendário é complicado logo de cara, enfrentando um dos times em ascensão na Europa, a Atalanta de Gian Piero Gasperini.
TIMES QUE PODE SURPREENDER NA COMPETIÇÃO
Atlético de Madrid:
Apesar de uma temporada abaixo das expectativas, a equipe do treinador Diego Simeone não pode ser desprezada, pois eliminou o último campeão da competição e atual campeão da Premier League nas oitavas. Com dois vice campeonatos recentes, o Atlético de Madrid é uma das equipes que mais querem vencer o título e querer provar o seu valor na Europa.
O time de Simeone é uma equipe defensiva, que se baseia no ataque a partir das transições ofensivas em velocidade, principalmente com Ángel Correa e Carrasco. Com uma boa defesa composta por Felipe e Giménez, a segurança atrás é o passaporte para o sucesso no ataque.
O que mais ajudou o time foi o calendário, pois enfrentará um RB Leipzig que perdeu o craque do time para o Chelsea, Timo Werner. Se derrotar a equipe alemã, poderá enfrentar dois times que gostam bastante de atacar: PSG ou Atalanta. Se armar uma boa defesa e um bom contra-ataque, pode ser meio caminho andado até a final.
Atalanta:
Uma das equipes mais interessantes da Europa atualmente é a Atalanta do treinador Gian Piero Gasperini. A Atalanta nunca era tão viva na memória de alguns torcedores antes, mas sua campanha de terceiro colocado na Seria A da temporada passada surpreendeu todos. A surpresa maior ainda foi nesta temporada ao chegar até as quartas de final de Champions League.
A Atalanta é uma equipe ofensiva - bastante até -, por isso carrega tantos admiradores do seu futebol. Um time que consegue enganar bem as defesas adversárias através das trocas de posições constantes entre os atacantes e meio campistas, com destaque para Papu Gómez, o craque do time. Até mesmo os defensores estão aptos a avançarem, caso for preciso.
Logo de cara, a equipe italiana enfrentará um dos principais favoritos, o Paris Saint-Germain. O desafio é complicado, mas, se algum time pode surpreender o favoritismo do time francês é a própria Atalanta. Caso vença o PSG, ficará embalada para enfrentar, possivelmente, o Atlético de Madrid, e contará com o apoio de muitos fãs durante todo esse percurso, pois muitos gostam de ver o "azarão" vencendo.
Barcelona:
Mesmo sendo um time grande e recheado de bons jogadores, uma campanha do Barcelona até a final seria uma surpresa para todos. Visto os problemas entre treinador, jogadores e diretoria, o Barcelona demonstra-se uma equipe instável. Após perder o título da La Liga para o rival, Messi não poupou palavras para falar da equipe, e em meio aos rumores na mídia sobre o futuro do craque e a sua insatisfação com a diretoria, fazem com que o Barcelona não seja um franco favorito.
Mas por que o Barcelona pode ser uma surpresa? Porque eles têm o Messi. É complicado não acreditar no potencial de Messi, um dos melhores jogadores desta geração que tem o poder de comandar a equipe para uma eventual final, mesmo que seja improvável. A questão é que a possibilidade existe e não pode ser descartada.
O Barcelona terá que passar pelo Napoli, o qual empatou no primeiro jogo. Numa possível quartas de final, enfrentará um grande favorito, mas trata-se de um jogo entre dois gigantes da Europa e será complicado para o Bayern também. Numa hipotética semifinal, o confronto seria com City ou Juventus (possivelmente), outros adversários que querem bastante um título continental na sua estante.
LEIA TAMBÉM:
Comentários
Postar um comentário