Com a 3ª colocação na tabela, um treinador novo e o elenco melhorado, a temporada 2021 da equipe cearense já parece um completo sucesso.
Follow @lleoabrantes
Reprodução/Fabiane de Paula/SVM |
O Fortaleza se transformou numa das grandes atrações nessa temporada do futebol brasileiro. Não só o estilo de jogo e a grande campanha, como também o contraste com as expectativas do time para o ano. Recentemente, ainda em 2021, a equipe cearense brigara para permanecer na Série A, mas se salvou no final. Portanto, para esse Brasileirão 2021, ninguém esperava voos altos do Tricolor do Pici. Sobretudo, com um treinador novo e diversas novas peças que muitos outros clubes não acreditavam, a campanha elevou o patamar do Fortaleza.
Até então, o Leão ocupa a 3ª posição na tabela, com 33 pontos, abaixo apenas de Atlético Mineiro e Palmeiras. Ou seja, com o campeonato quase na metade, a campanha não é mais um golpe de sorte, muito menos um absurdo de estar acontecendo. Afinal, a equipe nordestina já conquistou diversos resultados importantes, incluindo vitórias sobre Palmeiras, de virada, dentro do Allianz Parque; Internacional, numa goleada de 5 a 1; e muitos outros resultados importantes, como o 1 a 0 contra o Bragantino.
Dessa forma, é sempre muito interessante reforçar o trabalho dentro de campo. Aliás, nesse quesito, o grande nome dessa campanha é o novo treinador, Juan Pablo Vojvoda. Apesar de ser muito desconhecido do público brasileiro, o técnico argentino já chamava atenção na terra dos Hermanos, com trabalhos bem sucedidos por Newell's Old Boys, Defensa y Justicia, Talleres e, mais recentemente, o Unión La Calera.
Sua grande contribuição acontece na parte tática. Hoje, o Fortaleza joga com três zagueiros, sendo que todos possuem boa qualidade com a bola nos pés e bom passe. Os jogadores de trás, incluindo o goleiro, ajudam a quebrar a pressão do adversário com passes verticais, o que ajuda na progressão do time ao ataque. Mais à frente, o Fortaleza de Vojvoda coloca os atletas muito bem distribuídos pelo campo. Ou seja, sempre vai ter alguém aberto pela esquerda e direita e se movimentando pelo meio.
Ainda por cima, é importante dar destaque para a qualidade do ataque cearense. Pois, o clube está entre os melhores da competição, e, justamente, porque consegue distribuir as peças pelo campo, criar superioridade de um lado e completar a jogada com algum companheiro livre para finalizar. Apesar do campo estar sempre povoado pelos jogadores, eles se movimentam constantemente, tanto para abrir espaço para ultrapassagens quanto para infiltrações de outros. Por fim, o Fortaleza consegue mesclar estilos, podendo ser defensivo ou ofensivo, de acordo com a necessidade ou o adversário.
Reprodução/Thiago Gadelha/SVM |
Com isso, o técnico argentino vem encantando no futebol brasileiro com seu trabalho e suas ideias. Entretanto, nada disso se trata de uma grande surpresa, porque, quando contratou Juan Pablo Vojvoda, o presidente Marcelo Paz já esperava esse modelo. Em diversas entrevistas, o presidente do Fortaleza ressalta que não o conhecia, mas como o treinador apresentava um estilo de jogo que interessava o clube, ele não perdeu a chance de contrata-lo.
Mesmo com as dificuldades que sofreu no último campeonato, o Leão do Pici se tornou mais um dos bons trabalhos de gestão do país nesses últimos anos. O clube pode não ter o mesmo aporte financeiro que Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro, mas a maneira como lida os negócios e a evolução que teve desde a Série C, consolida esse trabalho administrativo.
Em 2021, os gastos foram muito baixos, mas muitos contratados fazem parte da equipe titular. Yago Pikachu, Robson, Titi, Lucas Crispim, Marcelo Benevenuto todos chegaram à custo zero, ou empréstimo, e fazem parte dos 11 iniciais. Porém, não é de hoje que essa estratégia está sendo colocada em prática. Há algumas temporadas que o valor gasto em transferências é baixíssimo. Em contrapartida, o clube conseguiu vendas que aumentaram o caixa, como a venda de Yuri César - jogador do Flamengo que estava emprestado ao Leão - e Bergson.
Além disso, fora dos gramados, o trabalho de marketing é muito forte. Atualmente, o time da cidade de Fortaleza é sempre muito lembrado pela sua torcida apaixonada, dos incríveis mosaicos. Ou seja, a venda de uma identidade de clube está cada vez mais forte. Sob o mesmo ponto de vista, a produção própria dos uniformes e o e-commerce fomentam a relação entre torcedor e clube. Dessa forma, podemos atribuir todo esse trabalho ao presidente, que sempre é muito transparente nos seus negócios e na sua meta com o Fortaleza. Sem dúvidas, um dos grandes trabalhos do futebol brasileiro.
Reprodução/SVM |
Em suma, o grande trabalho não é sinônimo de conquistas. Apesar do Fortaleza ter conquistados alguns títulos importantes nos últimos anos, como a Série B e a Copa do Nordeste, a jornada na elite do futebol brasileiro ainda é longa. Por outro lado, o presidente sabe o nível que o time precisa atingir e o que esperar dos próximos anos. Dentro de campo, as expectativas também precisam ser contidas, pois o Fortaleza enfrenta muitos adversários com jogadores e elencos melhores. Mas, o caminho certo está sendo traçado e o futuro da equipe cearense parece muito interessante e próspero.
Comentários
Postar um comentário