Sem Barcelona e Real Madrid muito fortes, a liga espanhola pode ter uma grande competitividade nesta temporada 2021/22.
Follow @lleoabrantes
Reprodução/Site oficial de LaLiga |
Nessa época do ano, as ligas europeias ligam os motores para recomeçar mais um campeonato de pontos corridos. Com isso, começa-se a desenhar prognósticos e expectativas para a temporada dos clubes, seja no torneio nacional ou em outras competições. Nesse cenário espanhol, sem dúvidas, Barcelona e Real Madrid se destacavam dos demais, não só pela história de ambos, mas também pelo elenco fortíssimo de cada um. No entanto, Real Madrid perdendo Sergio Ramos e o Barcelona, apenas, Lionel Messi, essa conjuntura de LaLiga ganha ainda mais equilíbrio neste ano.
Aliás, não é de hoje que essas equipes estão perdendo a força que tinham na metade da década passada. Desde a saída de Cristiano Ronaldo dos Merengues em 2018, a equipe nunca mais fora a mesma. Atualmente, passa dificuldades em renovar o elenco já envelhecido e não possui a mesma força de antes. Sob o mesmo ponto de vista, encontra-se o Barcelona, que fez uma série de confusões administrativas, e perdeu o seu maior jogador de todos os tempos por conta disso.
Contudo, dizer que o equilíbrio da liga nesta temporada está pautado apenas na queda dessas potências é uma ignorância. Pois, abaixo dos dois, habitam diversos times que estão em plena evolução e mostrando muito potencial. Principalmente, o atual campeão de LaLiga, o Atlético de Madrid. Com um trabalho muito criticado nas últimas temporadas, Diego Simeone conseguiu dar a volta por cima em 2020/21 e conduziu os Colchoneros para um título que não conquistava desde 2013/14.
Bem como, outras duas equipes são candidatas a entrar na briga pelo título dessa temporada: Sevilla e Villarreal. Esses times são os últimos campeões da Europa League e estão sonhando em atingir voos mais altos. Julen Lopetegui, pelo Sevilla, e Unai Emery, pelo Villarreal, conseguem colocar suas identidades nos jogadores e estão colhendo os frutos desses ótimos trabalhos. Por outro lado, ainda faltam elencos mais recheados para a briga ser mais justa, porque é normal, na realidade desses clubes, a ida e vinda constante de jogadores, o que inviabiliza um trabalho mais completo.
Não só Sevilla e Villarreal sofrem com elencos menos poderosos, como também o Real Bétis e a Real Sociedad, dois clubes que estarão na disputa da Europa League nesta temporada. Apesar de estilos de jogo bastante sólidos, principalmente o Bétis de Manuel Pellegrini, são equipes que têm dificuldade de manter uma regularidade durante as 38 rodadas. Entretanto, são times que vão dar muito trabalho para os mais fortes e podem beliscar novamente um torneio continental. Assim como, Celta de Vigo e Granada, que fizeram boas campanhas no ano passado e podem aparecer para competir ainda mais.
No geral, em LaLiga, mostra-se uma excelência em vários clubes diferentes. Apesar da maioria não possuírem o mesmo nível de Madrid, Barça e Atleti, a liga consegue compor um cenário bastante interessante para uma competição de alto nível. Nesse contexto, sem dúvida, sempre terá uma partida imperdível na rodada. Ou seja, o entretenimento na Espanha está garantido para os amantes do futebol europeu. Afinal, a competividade é o que cativa o torcedor, e, na Espanha, isso está se tornando realidade pela primeira vez após anos de uma dualidade histórica.
Comentários
Postar um comentário